terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atividade x Consulta Médica

 

90% dos pacientes que iniciam atividades esportivas não vão ao médico

Os dados são do Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Estadual Ipiranga
2/5/2011
Dores musculares, quebra de alguns ossos do corpo e incômodos nas articulações são sentimentos comuns aos atletas. Mas por que é normal notar esses agravantes em quem pratica esporte? A dúvida veio em números: nove em cada 10 atletas que procuram um médico quando estão com problemas não passaram por uma primeira avaliação.

Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com base nas informações do Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Estadual Ipiranga. As informações indicam ainda que os atletas não realizam sequer exames cardiológicos e a quantidade de lesões musculares só é provocada porque o erro de treinamento é grande.
As lesões mais frequentes estão no joelho, 70%, e em outros membros, 30%, porcentagem que inclui entorses de tornozelo, fraturas e contusões.

Segundo o relatório de atendimento do ambulatório do ano de 2010, por onde passaram 700 pacientes, 60% deles praticavam futebol, 20% atletismo, 10% artes marciais e outros 10% modalidades como voleibol, skate e surf. Entre os praticantes de futebol, a maioria das lesões foi constatada no joelho. No caso do atletismo, ocorria nas pernas e nos músculos. Já os praticantes de artes marciais, como o Kickboxing, apresentaram lesões principalmente no nariz e na coxa.
frase do dia:
"Nunca deixe de fazer o que gosta ou que se cinta bem, por causa de pessoal que vivem querendo te ridicularizar ou te deixar desanimado".
Osair júnior
Dica interessante entre no portal da Educação Física e veja vários assuntos relacionados ao bem estar e saúde, ao se realizar atividade física.

Pesquisar este blog