Primeiro Teste
TESTE DE 12 MINUTOS
(chamado “Teste de Cooper”)
(Antes do teste, passar todas estas
informações e tirar quaisquer dúvidas)
1. OBJETIVO: avaliar a capacidade
aeróbia.
2. METODOLOGIA BÁSICA:
2.1. O teste pode ser realizado numa pista de
atletismo, num campo de futebol, ao redor de uma quadra poli esportiva, ou
mesmo uma praça ou parque, desde que relativamente plana e devidamente
demarcada à metragem de cada volta;
2.2. Material: cronômetro, apito, prancheta,
papel e lápis;
2.3. Solicita-se ao indivíduo que, a partir
de um sinal, corra de forma relativamente constante, a maior distância possível
dentro de 12 minutos cronometrados. Ao final deste tempo, avisado por outro
sinal, o indivíduo deve parar e permanecer onde estiver até que seja feita a
anotação de sua marca;
2.4. Para situar-se com relação ao tempo, o
indivíduo pode ser avisado por duas ou três ocasiões, do tempo restante para os
12 minutos: por exemplo, quando faltarem cinco minutos, três minutos e um
minuto para o final do teste;
2.5. Anotam-se os metros percorridos pelo
indivíduo durante os doze minutos, desprezando-se as frações de metro
(aproximação para baixo, em metros inteiros): Ex: 2.637,5 metros = 2.637m
3. REGRA
3.1 . Durante
os 12 minutos, o indivíduo pode caminhar menos parar para descanso.
TABELAS
DE REFERÊNCIA DE DESEMPENHO PARA O TESTE DE 12 MINUTOS
Idade
(anos)
|
Sexo
|
C l a s i f i c a ç ã o
d o s R e s u l t a d o s
|
|||||
Muito Bom
|
Bom
|
Médio
|
Fraco
|
Muito Fraco
|
|||
13 e 14
|
M
|
>
|
2400 -
|
2200 -
|
2100 -
|
<
|
|
F
|
>
|
1900 -
|
1600 -
|
1500 -
|
<
|
||
15 e 16
|
M
|
>
|
2500 -
|
2300 -
|
2200 -
|
<
|
|
F
|
>
|
2000 -
|
1900 -
|
1600 -
|
<
|
||
17 a 20
|
M
|
>
|
2700 -
|
2500 -
|
2300 -
|
<
|
|
F
|
>
|
2100 -
|
1800 -
|
1700 -
|
<
|
||
20 a 29
|
M
|
>
|
2400 -
|
2200 -
|
1600 -
|
<
|
|
F
|
>
|
2200 -
|
1800 -
|
1500 -
|
<
|
||
30 a 39
|
M
|
>
|
2300 -
|
1900 -
|
1500 -
|
<
|
|
F
|
>
|
2000 -
|
1700 -
|
1400 -
|
<
|
||
40 a 49
|
M
|
>
|
2100 -
|
1700 -
|
1400 -
|
<
|
|
F
|
>
|
1900 -
|
1500 -
|
1200 -
|
<
|
||
50 ou +
|
M
|
>
|
2000 -
|
1600 -
|
1300 -
|
<
|
|
F
|
>
|
1700 -
|
1400 -
|
1100 -
|
<
|
||
Obs.: as
idades estão expressas em anos; as distâncias em metros;
<
significa “menos que” e > significa “mais que”.
Segundo Teste
TESTE “SHUTTLE RUN” (corrida de ir
e vir)
a)
Objetivo: Avaliação da agilidade neuro-motora e da
velocidade.
b)
Material: 02 (dois) blocos de madeira (5 cm x 5cm x
10cm): 01 (um) cronômetro e espaço livre de obstáculos.
c)
Procedimento: O (A) candidato (a) coloca-se em afastamento anteroposterior
das pernas, com o pé anterior o mais próximo possível da linha de saída. Com a
voz de comando: "Atenção! Já!" o (a) candidato (a) inicia o teste com
o acionamento concomitante do cronômetro. O (A) candidato (a) em ação
simultânea, corre à máxima velocidade até os blocos dispostos equidistantes da
linha de saída à 9,14m (nove metros e quatorze centímetros) de distância. Lá chegando,
pega um deles e retorna ao ponto de partida, depositando esse bloco atrás da
linha. Em seguida, sem interromper a corrida, vai em busca do segundo bloco,
procedendo da mesma forma. Ao pegar ou deixar o bloco, o(a) candidato(a) terá
que cumprir uma regra básica do teste, ou seja, transpor pelo menos um dos pés
as linhas que limitam o espaço demarcado. O bloco não deve ser jogado, mas sim,
colocado ao solo. O cronômetro é travado quando o(a) candidato(a) coloca o
último bloco no solo e ultrapassa com pelo menos um dos pés a linha final.
d)
Tempo de execução: Anotado em segundos e avaliado conforme as
tabelas para o masculino e feminino.
TABELAS DE AVALIAÇÃO PARA O TESTE SHUTTLE RUN (AAHPER, 1976)
RESULTADOS
EM SEGUNDOS PARA UMA EXECUÇÃO COMPLETA DO PROCEDIMENTO
Sexo
|
PERCENTIL
/
CLASSIFICAÇÃO
|
9-10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
MASC
|
95 /
EXCELENTE
|
10,0
|
9,7
|
9,6
|
9,3
|
8,9
|
8,9
|
8,6
|
8,6
|
75 /
BOM
|
10,6
|
10,4
|
10,2
|
10,0
|
9,6
|
9,4
|
9,3
|
9,2
|
|
50 /
MÉDIO
|
11,2
|
10,9
|
10,7
|
10,4
|
10,1
|
9,9
|
9,9
|
9,8
|
|
25 /
REGULAR
|
12,0
|
11,5
|
11,4
|
11,0
|
10,7
|
10,4
|
10,5
|
10,4
|
|
5 /
FRACO
|
13,1
|
12,9
|
12,4
|
12,4
|
11,9
|
11,7
|
11,9
|
11,7
|
|
FEMIN.
|
95 / EXCELENTE
|
10,2
|
10,0
|
9,9
|
9,9
|
9,7
|
9,9
|
10,0
|
9,6
|
75 /
BOM
|
11,1
|
10,8
|
10,8
|
10,5
|
10,3
|
10,4
|
10,6
|
10,4
|
|
50 /
MÉDIO
|
11,8
|
11,5
|
11,4
|
11,2
|
11,0
|
11,0
|
11,2
|
11,1
|
|
25 /
REGULAR
|
12,5
|
12,1
|
12,0
|
12,0
|
12,0
|
11,8
|
12,0
|
12,0
|
|
5 / FRACO
|
14,3
|
14,0
|
13,3
|
13,2
|
13,1
|
13,3
|
13,7
|
14,0
|
|
média
|
|||||
2
|
8,75
|
8,9
|
8,6
|
masc
|
|
1,5
|
9,4
|
9,6
|
9,2
|
||
1
|
9,95
|
10,1
|
9,8
|
||
0,5
|
11,2
|
10,7
|
11,7
|
||
2
|
9,65
|
9,7
|
9,6
|
fem
|
|
1,5
|
10,35
|
10,3
|
10,4
|
||
1
|
11,05
|
11
|
11,1
|
||
0,5
|
13
|
12
|
14
|
Teste de CORRIDA DE 20 METROS
Capacidade aferida:
·
Velocidade de deslocamento
Material:
·
Cronômetro, cones, prancheta e fichas.
Orientação:
·
Três linhas paralelas demarcadas no
chão da seguinte forma: a primeira
(linha de partida/referência); a 20 metros da primeira linha será marcada a segunda (linha de cronometragem); e a
21 metros
da primeira (ou 1 metro
além da segunda) será marcada a terceira
(linha de chegada).
·
O estudante, partindo da posição em pé,
com um pé avançado à frente imediatamente a trás da 1ª linha, será orientado a cruzar
a terceira linha o mais rápido possível.
·
Ao sinal do avaliador o aluno deverá correr
o mais rápido possível, em direção à linha de chegada.
·
Quando o aluno cruzar a segunda linha
(dos 20 metros )
será travado o cronômetro.
·
Recomenda-se marcar as linhas inicial e
final (1ª e 3ª linha) com cones ou outros sinalizadores visíveis;
·
O cronometrista situado junto a segunda
linha indicará o tempo do percurso no momento em que o aluno ultrapasse esta
linha;
·
A terceira linha serve apenas como
referência de chagada para o aluno, na tentativa de evitar que ele desacelere
antes de cruzar a linha de cronometragem nos 20 metros ;
·
O tempo será registrado em segundos e
centésimos de segundos.
Critério de avaliação:
(*) considerada ainda provisória, por não representar uma amostra de
amplitude nacional
MASCULINO
|
FEMININO
|
||||
IDADE
|
classificação
|
Vinte Metros
|
IDADE
|
classificação
|
Vinte Metros
|
11 ANOS
|
Muito fraco
|
4,05s ou +
|
11 ANOS
|
Muito fraco
|
4,33s ou +
|
Fraco
|
4,04s – 3,83s
|
Fraco
|
4,32s – 4,05s
|
||
Razoável
|
3,82s – 3,65s
|
Razoável
|
4,04s – 3,90s
|
||
Bom
|
3,64s – 3,46s
|
Bom
|
3,89s – 3,72s
|
||
Muito bom
|
3,45s ou –
|
Muito bom
|
3,71s ou –
|
||
12 ANOS
|
Muito fraco
|
3,90s ou +
|
12 ANOS
|
Muito fraco
|
4,25s ou +
|
Fraco
|
3,89s – 3,70s
|
Fraco
|
4,24s – 3,97s
|
||
Razoável
|
3,69s – 3,53s
|
Razoável
|
3,96s – 3,82s
|
||
Bom
|
3,52s – 3,35s
|
Bom
|
3,81s – 3,64s
|
||
Muito bom
|
3,34s ou –
|
Muito bom
|
3,63s ou –
|
||
13 ANOS
|
Muito fraco
|
3,76s ou +
|
13 ANOS
|
Muito fraco
|
4,18s ou +
|
Fraco
|
3,75s – 3,57s
|
Fraco
|
4,17s – 3,92s
|
||
Razoável
|
3,56s – 3,41s
|
Razoável
|
3,91s – 3,76s
|
||
Bom
|
3,40s – 3,24s
|
Bom
|
3,75s – 3,57s
|
||
Muito bom
|
3,23s ou –
|
Muito bom
|
3,56s ou –
|
||
14 ANOS
|
Muito fraco
|
3,62s ou +
|
14 ANOS
|
Muito fraco
|
4,14s ou +
|
Fraco
|
3,61s – 3,44s
|
Fraco
|
4,13s – 3,88s
|
||
Razoável
|
3,43s – 3,29s
|
Razoável
|
3,87s – 3,72s
|
||
Bom
|
3,28s – 3,15s
|
Bom
|
3,71s – 3,51s
|
||
Muito bom
|
3,14s ou –
|
Muito bom
|
3,50s ou –
|
||
15 ANOS
|
Muito fraco
|
3,49s ou +
|
15 ANOS
|
Muito fraco
|
4,12s ou +
|
Fraco
|
3,48s – 3,31s
|
Fraco
|
4,11s – 3,85s
|
||
Razoável
|
3,30s – 3,18s
|
Razoável
|
3,84s – 3,71s
|
||
Bom
|
3,17s – 3,06s
|
Bom
|
3,70s – 3,46s
|
||
Muito bom
|
3,05s
|
Muito bom
|
3,45s ou –
|
||
16 ANOS
|
Muito fraco
|
3,35s ou +
|
16 ANOS
|
Muito fraco
|
4,12s ou +
|
Fraco
|
3,34s – 3,19s
|
Fraco
|
4,11s – 3,85s
|
||
Razoável
|
3,18s – 3,07s
|
Razoável
|
3,84s – 3,71s
|
||
Bom
|
3,06s – 2,97s
|
Bom
|
3,70s – 3,42s
|
||
Muito bom
|
2,96s ou –
|
Muito bom
|
3,41s ou –
|
||
17 ANOS
|
Muito fraco
|
3,22s ou +
|
17 ANOS
|
Muito fraco
|
4,14s ou +
|
Fraco
|
3,21s – 3,07s
|
Fraco
|
4,13s – 3,86s
|
||
Razoável
|
3,06s – 2,96s
|
Razoável
|
3,85s – 3,74s
|
||
Bom
|
2,95s – 2,89s
|
Bom
|
3,73s – 3,40s
|
||
Muito bom
|
2,88s ou –
|
Muito bom
|
3,39s
|
Material extraído e adaptado do PROESP-BR PROJETO ESPORTE BRASIL -
Indicadores de saúde e fatores de prestação esportiva em crianças e jovens.
Desenvolvido pelo Setor de Pedagogia do Esporte do CENESP- UFRGS.
Adaptação: Consultoria
Técnica do PORTAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Quarto Teste
|
Teste salto em distância parado
·
Finalidade: para medir a força explosiva
das pernas
·
Equipamento necessário: fita
métrica para medir a distância (salto), piso antiderrapante para a
decolagem, e área de pouso suave preferido. A decolagem linha deve ser claramente
identificada.
·
Procedimento: O atleta está por trás de uma
linha marcada no chão com os pés ligeiramente afastados, com balanço dos braços
e flexão dos joelhos para proporcionar uma impulsão para frente. O sujeito
tenta pular na medida do possível, a aterrissagem em ambos os pés, sem cair
para trás. Três tentativas são permitidas.
·
De pontuação: A medição é feita desde a
descolagem linha para o próximo ponto de contato no patamar (parte de trás dos calcanhares). Registre
a distância mais longa saltada, o melhor de três tentativas. A tabela
abaixo dá uma escala de avaliação para o teste de impulsão horizontal para os
adultos, com base em experiências pessoais. Veja alguns resultados do atleta para o teste de salto em
comprimento. Você também pode usar esta calculadora para converter centímetros para pés e
polegadas.
Homens
|
Mulheres
|
|
Classificação
|
(Cm)
|
(Cm)
|
Excelente
|
> 250
|
> 200
|
Muito bom
|
241-250
|
191-200
|
Acima da média
|
231-240
|
181-190
|
Média
|
221-230
|
171-180
|
Abaixo da média
|
211-220
|
161-170
|
Pobre
|
191-210
|
141-160
|
Muito pobre
|
<191
|
<141
|
Resultados da
tabela * Adaptado a partir da experiência pessoal e de várias fontes.
·
Variações ou alterações: Um poço de
pouso longo salto pode ser usado em vez de uma superfície dura, que permite ao
sujeito a confiança esforçar mais para o salto, e para estender as pernas ainda
mais na frente do corpo para o pouso. Esta técnica também permite que
aqueles com maior habilidade para marcar saltos mais longos, o que é
indesejável se você está tentando testar a potência da perna só. Distâncias
geralmente mais longas deverão ser conseguidas com esta técnica, de modo à
tabela norma anterior não seria preciso. O teste Eurofit recomenda o uso de uma esteira
graduada para facilitar a gravação de distância do salto sobre a superfície de
pouso.
·
Vantagens: Este teste é simples e rápido para
executar, exigindo o mínimo de equipamento.
·
Desvantagens: não há alguma componente
habilidade neste teste.
·
Comentários: Caindo ou pisando para trás
após o desembarque irá resultar em medida a esse ponto de contato em vez de
onde os pés tocados pela primeira vez. Alguns indivíduos vão tentar usar um
passo na decolagem, o que não é permitido. O
recorde mundial de salto de longa data é mantida por norueguês Arne Tvervaag,
que saltou 3,71 metros.
Quinto Teste
TESTE DE
FLEXIBILIDADE
Todos os sujeitos da
amostra foram testados mediante o teste de sentar e alcançar de Wells e Dillon
(1952), o qual utiliza-se como instrumento um flexômetro, que consta de um banco
de madeira graduado em forma de cubo assim dimensionado: largura (35 cm),
altura (35 cm), comprimento (40 cm). Na borda superior do banco encontra-se
afixada uma escala métrica a qual se estende 26 cm para fora, demarcando o ponto
zero (Physical Test for Windows, 1996).
O avaliado deve
realizar um prévio aquecimento com leves exercícios de alongamento (ACSM,
2000). Sentado no solo, pernas estendidas com as solas dos pés descalços
apoiadas contra o banco (encostado em uma parede). Com os braços estendidos
sobre a cabeça, o avaliado deve avançar à frente vagarosamente com ambas as mãos
paralelas tão distante quanto possível, mantendo esta posição momentaneamente,
o avaliador deve apoiar os joelhos do avaliado, segurando-os com as mãos, sem
no entanto, pressioná-los, para que se mantenham estendidos. Computar a melhor
de três execuções como resultado final do teste, (ACSM, 2000).
TABELA 2 –
Sumário das medidas descritivas para o sexo feminino
IDADE
|
MÉDIA
|
D.P.
|
MIN
|
MÁX
|
13
|
26,6
|
04,0
|
21
|
34
|
14
|
29,5
|
23,0
|
18
|
42
|
15
|
26,6
|
06,2
|
19
|
39
|
16
|
26,7
|
37,7
|
05
|
43
|
17
|
27,0
|
18,0
|
07
|
42
|
TABELA 3 –
Sumário das medidas descritivas para o sexo masculino
IDADE
|
MÉDIA
|
D.P.
|
MIN
|
MÁX
|
13
|
28,0
|
10.0
|
20
|
44
|
14
|
26,3
|
09,1
|
13
|
42
|
15
|
27,2
|
20,5
|
11
|
40
|
16
|
29,4
|
14,4
|
18
|
39
|
17
|
28,0
|
37,6
|
09
|
51
|
18
|
25,0
|
12,3
|
15
|
40
|
Vc poderá me dizer qual é a(s) fonte(s) bibliográfica(s) da tabela do teste de Cooper ou do seu artigo?
ResponderExcluirQual a referência bibliográfica da tabela de salto em distância??
ResponderExcluir